Ah! Ele é impossível. Não tem criança nesta região que não saiba quem ele é. Aquele vô medroso e sua neta "gritona" que encantam com suas histórias....
O projeto As Histórias do Vô Venâncio é o espetáculo da Companhia Armazém Cultura e Entretenimento que está há mais tempo em cartaz. Estreou em abril de 2009 (foto ao lado), na Feira do Livro de Santa Maria, e voltou neste ano comemorando 9 anos. Neste período, o espetáculo já realizou mais de 350 apresentações pelo Rio Grande do Sul.
Vô Venâncio, interpretado pelo ator Ricardo Paim é um personagem tipicamente tradicionalista que, junto com sua neta Feliciana (a atria Patrícia Garcia) e seus dois amigos músicos Seu Gaiteiro (Cezar Leal) e Dona Cantora (esta colunista vos escreve), visitam feiras do livro, escolas, espaços públicos e eventos variados para proporcionar à criançada um divertido e inusitado momento cultural.
Através das histórias e causos contados pelo Vô e sua trupe, as crianças não só assistem o espetáculo como também participam efetivamente das histórias encenadas.
E esse é o segredo: a interatividade.
Já perdi a conta de quantas vezes me emocionei ao fazer parte deste espetáculo. Um universo incrível!
Lembro de todas as vezes em que tivemos a oportunidade de levar um pouco de cultura a criançada. Bibliotecas, escolas afastadas, zonas rurais. Realidades onde muitas vezes a arte demora a chegar. Cenário, livros, a coelha, todos os apetrechos do mate e a música! Vários elementos para encantar a criançada nos muitos momentos de emoção e troca rica.
O primeiro objetivo é incentivar a leitura, o conhecimento e o gosto pela leitura e por nossa tradição gaúcha. Para isso, usamos uma forma criativa, divertida e interativa, criando um mágico momento cultural. Muitas vezes somos surpreendidos com crianças talentosas, receptivas e outras ariscas, resistentes e reticentes... E aí está o desafio do Artista.
Me sinto privilegiada em fazer parte deste projeto e contribuir de alguma forma ao apresentar a música gaúcha através de um espetáculo cheio de alegria onde o propósito é fazer com que a criança participe ativamente da história, podendo ela mesma ser um dos personagens, como Pedro e João, Pequeno Lobisomem, Cacique do Mate, entre outros.
Fotos: Divulgação
Vô Venâncio e sua trupe na Feira do Livro de 2018
Que a arte e a cultura possam chegar cada vez mais perto desta criançada!
O brilho no olho, não tem preço!
Vida longa ao Vô Venâncio!
Muitas gritarias pra Feliciana!
Muitos bailes ao Seu Gaiteiro!
Muita "guela" pra Dona Cantora
Ficha técnica
- Direção: Ricardo Paim
- Elenco: Cezar Leal Deborah Rosa Patrícia Garcia Ricardo Paim
- Figurino: Luciano Santos